sexta-feira, 31 de maio de 2013

Não dê bola fora na academia

Suor nos aparelhos de musculação, desodorante vencido, bagunça generalizada... Nas academias sobra vontade de ficar em forma mas, muitas vezes, falta educação. Vejamos algumas gafes comuns:

Respeite o limite de tempo dos aparelhos

A parte social da academia é extremamente atraente e interessante, mas o excesso pode atrapalhar o rendimento, seu e dos outros. 
Todo mundo que treina sabe o quanto atrapalha quando a pessoa que está usando algum aparelho resolve fazer “social”, entre uma série e outra. A pessoa fica lá, conversando calmamente com o amigo, com o treinador, bebe água, troca mensagens no celular… 
Lembre-se que, se você está com tempo de sobra e está ali para ter contato com outras pessoas tudo bem, mas essa não é a realidade ou objetivo de todos.
Um último lembrete: para que o treino funcione é importante que se respeite os intervalos entre as séries de musculação. Em média os intervalos são de 30 a 45 segundos.

Limpe os aparelhos após usá-los  

Suou? Limpe! 
Toda academia que se preze disponibiliza álcool ou algum outro produto para que o aluno faça a limpeza antes e depois de usar os aparelhos, pura questão de higiene! Assim, o ambiente fica mais higiênico, livre de cheiros desagradáveis e sempre limpo.
Aliás, os hábitos de higiene deveriam ser reforçados num ambiente em que as pessoas irão suar, mas é comum acontecer o contrário. Lembre-se que é preciso caprichar no asseio antes do treino, por isso, use desodorante antes de treinar. Tem muita gente que não se preocupa com isso, deixando um cheiro extremamente desagradável na sala e nos aparelhos.
Outra boa idéia é ter uma toalha de treino, que previne molhar o aparelho.


Não force a conversa com os outros 

Não force a barra com conversas para não fazer papel de chato e mala.
Vou repetir: nem todo mundo vai à academia pra fazer social. Se perceber que a pessoa ao seu lado está num dia mais tranquilo, deixe–a em paz.
Se você não estiver lá para malhar, então procure alguém que também esteja lá pra bater papo. Sempre tem. Ah! E procure ser gentil, educado sem exagerar ao puxar papo ou principalmente ao paquerar.
Por outro lado, bom dia, boa tarde e boa noite são essenciais e não devem ser dispensados nem em locais mais informais, como a academia. Cumprimentar funcionários, professores e alunos é importante para manter a cordialidade dentro desse – e de qualquer outro – ambiente. Também não se esqueça do "por favor", "obrigado" e outras palavras educadas.

 Não fique se admirando no espelho

É normal durante o treinamento, ainda mais em um ambiente cheio de espelhos, que você não resista à tentação de dar umas olhadelas no seu reflexo para admirar os músculos que estão aumentados naquele instante, mas cuidado para não exagerar. Não desgrudar os olhos do espelho e ficar fazendo poses é constrangedor em qualquer lugar, mesmo numa academia. Tenho certeza que, com um pouquinho de atenção você achará algo mais interessante pra ficar observando.
Mais um detalhe: fazer sua sessão de limpeza de pele, removendo cravos e espinhas, além de ridículo é nojento, ok?



Não se intrometa no treino alheio

É impressionante o número de "experts" em hipertrofia, emagrecimento, nutrição, cinesiologia
e biomecânica que uma academia consegue gerar. Sempre prontos a corrigir e receitar formas alternativas de treinamento sem necessidade de nenhum tipo de avaliação ou conhecimento sobre o histórico do coleguinha do lado, afinal já treinam a quase dois anos... Se ainda não entendeu, vou ser mais claro: se você não é bacharel em educação física, não tem conhecimento para desenvolver nem o seu treinamento.
Isto vale para quem gosta de receitar dietas e suplementos sem ter diploma de nutricionista.
Evite também fazer comentários sobre o peso levantado, dizer que um exercício parece ser difícil ou que você 'detesta' fazer tal movimento.

Sem bagunça

Pesos fora do lugar, bem como celular ou garrafa de água deixados em cima de aparelhos ou
bancos são atitudes que irritam alunos e professores. Assim que encerrar o usar dos pesos, guarde-os no lugar correto. Você vai estar colaborando para que sua academia tenha um melhor aspecto e evitando que alguém se machuque.
A dica vale também para os demais equipamentos, quando terminar a sua série em um aparelho de pesos livres, retire a carga utilizada, pois não se sabe quem o utilizará depois e pode ser que o próximo usuário não suporte aquela carga.



Não use roupas inadequadas ao ambiente

É importante garantir liberdade de movimentos e por isso, trajes mais justos são aceitáveis, como calças de ginástica, tops e outros modelos. No entanto, é preciso ficar atento para não ultrapassar uma fina linha entre o que é ou não admissível.
Não é proibido usar decote, mas é importante não abusar, pois outros alunos podem se sentir incomodados. Esse recado vale também para os homens que dispensam o uso de cueca nos treinos e usam shorts largos.

Nenhum comentário: