terça-feira, 28 de maio de 2013

Circuit training

O treinamento em circuito ou circuit training é uma metodologia utilizada para desenvolver a aptidão física. Dependendo da intensidade de esforço e dos intervalos de recuperação em os exercícios podemos direcionar nossos objetivo para a força/resistência muscular ou para a resistência aeróbia. Esta forma de trabalho também pode ser utilizada para o emagrecimento. 
O emagrecimento está baseado em criar um balanço energético negativo, ou seja, o indivíduo gastar mais do que come.  Então as atividades que promovem um gasto calórico considerável podem ser interessantes para programa de emagrecimento. Nosso objetivo então é relacionar os principais estudos sobre treinamento em circuito e fazer uma aplicação prática com o emagrecimento.
A maior quantidade de estudos que avaliaram as respostas fisiológicas e o gasto energético em sessões de treinamento em circuito com exercícios resistidos (musculação). 
No estudo realizado por Wilmore et al (1978)) os resultados encontrados foram superiores a este estudo, com gasto calórico de 9,0 Kcal/min e 6,1 para homens e mulheres respectivamente. Este estudo utilizou 15 repetições a  40%1RM de intensidade para cada exercício e pausas de 15 segundos. Phillips e Ziuraitis (2003) avaliando o gasto energético em 8 exercícios, 1 série de 15RM com 2 minutos de intervalo e encontraram 3,41 e 5,63 Kcal/min para mulheres e homens respectivamente. 
Em  outro estudo utilizando pesos livres Beckham e Earnest (2000) o gasto calórico também foi  de 4,99 Kcal/min para homens  e 3,62 Kcal/min para mulheres. Este estudo utilizou uma intensidade baixa 18%1RM, mas compensou esta menor intensidade de peso através da maior solicitação dos músculos estabilizadores para aumentar o consumo de oxigênio e o gasto calórico.
O estudo realizado por Gettman et al (1978) encontrou diminuição da gordura corporal no indivíduos que realizaram o treinamento em circuito em 20 semanas. Através destes resultados o treinamento em circuito pode ser uma estratégia interessante para perda de peso e emagrecimento.

Nenhum comentário: