quarta-feira, 29 de maio de 2013

Levantamento de Peso Olímpico

O Levantamento de Peso Olímpico (“olimpic wheightlifting“) talvez seja o esporte de força menos conhecido pelo público. Frequentemente confundido com o Levantamento Básico (“powerlifting“) ou com o popular Fisiculturismo (“bodybuilding“) , o LPO é uma das modalidades mais antigas do quadro olímpico, tendo sua participação iniciada nos Jogos de 1890!

O objetivo do LPO é levantar a maior quantidade de peso acima da cabeça em dois movimentos: o arranco (“snatch“) e o arremesso (“clean and jerk“) . Para cada movimento o atleta dispõe de três tentativas, podendo aumentar o peso da barra à medida que sua tentativa é válida. É declarado campeão o atleta que levantar a maior quantidade de peso somando–se a melhor tentativa do arranco com a do arremesso.

No primeiro movimento da competição, o arranco, a barra é levantada em um único movimento do solo até acima da cabeça.


 O segundo movimento, o arremesso, é dividido em duas fases. Na primeira fase, conhecida como I-tempo (“clean”), a barra é erguida do solo até os ombros em um único movimento. A partir daí se inicia a segunda fase, o II-tempo (“jerk”), onde o atleta num movimento explosivo  empurra a  barra do ombro até acima da cabeça, utilizando–se da técnica da  tesoura (afastamento antero–posterior dos pés).


Treinamento Competitivo
O treinamento competitivo do LPO está fundamentado em três princípios do treinamento: 1) especificidade; 2) sobrecarga e 3) variabilidade. Para atingir estes objetivos, o LPO desenvolveu o método da periodização (1), difundida mais tarde para as demais modalidades esportivas. Para cada fase do treinamento, o levantador olímpico altera o tipo, o volume e a intensidade dos exercícios de treinamento, que no LPO são divididos em (2) :

Técnicos: arranco, arremesso e suas variações.
Especiais: agachamentos , puxadas , terra (força específica)
Auxiliares: musculação, saltos, tiros (força geral)

Neste esporte o sucesso depende da capacidade do atleta de combinar força explosiva e técnica apurada. Em virtude dessas qualidades o LPO tem sido utilizado como parte do treinamento de força de outras modalidades esportivas: no atletismo, rugby, judô basquete, tênis e beisebol.

Referências:
(1) Treino Desportivo – Phorte, 1ªed. (1997)
(2) Multifuerza – Ec–t (cuba), 1ª ed. (1998)
(3) Velocidade nos esportes – Manole, 2ªed. (1999)

Nenhum comentário: