segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tudo que você gostaria de saber sobre BCAA

Os BCAAs, sigla para Branched Chain Amino Acids, são aminoácidos de cadeia ramificada. Em sua composição encontramos a Leucina, Isoleucina e Valina, que não são produzidos pelo corpo. Por esse motivo a suplementação é tão importante.

Embora alimentos protéicos, como carnes, possuam BCAA, uma ajudinha suplementar é muito importante, principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos.

Pessoas que suplementam com BCAA apresentam maior aproveitamento pós-treino. Em pesquisa realizada com indivíduos (homens e mulheres) que usam este suplemento após o treino, foi constatada uma inversão no saldo de proteínas nos músculos, de negativo para positivo.

Em trabalho realizado por pesquisadores da Universidade de Nagoya, no Japão, foi constatado que a suplementação de BCAA antes de exercícios físicos reduz a quebra das proteínas musculares. Foi verificado também que a Leucina estimula fortemente a síntese protéica nos músculos.

Esses dados mostram que a suplementação com estes aminoácidos pode atenuar a quebra das fibras musculares induzida por exercícios e promover a recuperação muscular. Ou seja, tudo que quem treina deseja para crescer!

Outro benefício, menos comumente comentado, é o aumento da imunidade. Como explicado em um texto anterior aqui no Dr. Perini, as atividades físicas intensas podem levar a uma imunossupressão (redução na capacidade de seu sistema imunológico de responder às necessidades de seu corpo). Isso se dá por causa da redução na circulação de glutamina, aminoácido de grande importância na manutenção do funcionamento ótimo do sistema imunológico.

Em pesquisa realizada por cientistas da American College of Sports Medicin, foi descoberto que a redução da concentração do plasma de glutamina no corpo após exercícios de longa duração pode ser revertida pela suplementação de BCAA.

Acho que já apontamos motivos suficientes para você começar a suplementar com BCAA, não é? A maioria dos suplementos protéicos é enriquecida com BCAA, mas se você quer tirar o máximo deste suplemento e ter os melhores resultados, é interessante que faça uso de um BCAA de qualidade além da sua proteína favorita.

Para escolher o melhor produto pesquise e compre o que tiver a maior concentração de Leucina e que seja enriquecido com vitamina B6, que ajuda na absorção dos aminoácidos.

A melhor hora para tomá-lo é antes e após o treino. Se o produto escolhido for do tipo em pó, que tem uma absorção mais rápida, use-o mais ou menos 20 minutos antes do treino. Caso ele seja em cápsulas, o melhor é consumir uns 45 minutos antes.

Agora que você já sabe tudo sobre BCAA, já pode começar a usá-lo, não?

Nenhum comentário: