segunda-feira, 6 de junho de 2011

Musculação é um ótimo remédio contra Diabetes tipo 2


Já é fato sabido que exercícios físicos e manutenção de uma alimentação balanceada são fatores determinantes para uma vida saudável. Isso funciona para todas as pessoas. Porém, o que nem todos sabem é o que a musculação pode trazer de resultados palpáveis no controle de doenças como a Diabetes.

Em estudo realizado na Universidade de Luisiana, nos Estados Unidos, foi descoberta a associação entre os exercícios anaeróbicos (a musculação) e o controle da diabetes tipo 2. Possuir diabetes tipo 2 significa que seu organismo não produz insulina e/ou apresenta uma incapacidade de usá-la adequadamente ou há uma produção excessiva de glicose pelo fígado.

Neste estudo os cientistas separaram 262 diabéticos em dois grupos de controle, um praticava apenas atividades aeróbicas, o outro aliava essas atividades à musculação. Após 9 meses de acompanhamento foi verificado que entre os que adotaram a combinação dos dois tipos de exercício houve uma redução dos níveis de açúcar em 7%. No outro grupo a redução foi de 3,5%.

A combinação dos dois tipos de exercício traz os melhores resultados porque se os exercícios aeróbicos ajudam a reduzir o peso, diminuir a barriga e prevenir doenças cardiovasculares, o levantamento de peso ajuda a queimar a glicose. Lembrando que segundo o Ministério da Saúde as doenças cardiovasculares são responsáveis por quase 1/3 dos óbitos no Brasil.

É preciso estar ligado, pois exageros não são recomendados. Os níveis de açúcar de quem não maneira na atividade física ficam instáveis. Em alguns casos, caem drasticamente, gerando hipoglicemia.


Se você é diabético preste atenção a essas dicas:

• Fazer testes ergométricos regularmente

• Medir a glicose antes, ao longo e depois da atividade

• Realizar exames oftalmológicos

• Não se exercitar com glicemia acima de 250 mg/dL

• Andar com identificação de diabético

• Coordenar, com o médico, o uso dos medicamentos

• Fazer uma avaliação cardiológica completa

• Levar sachê de açúcar líquido para eventual hipoglicemia

Nenhum comentário: