segunda-feira, 6 de junho de 2011

O que é Óxido Nítrico?

Os suplementos precursores de óxido nítrico estão no seu auge. Muitos são os benefícios que os suplementos dizem trazer ao usuário. As controvérsias, então, têm aos montes nos fóruns da internet! Mas afinal, o que é e como funciona este tipo de suplemento? Nossa equipe do Dr. Perini foi em busca de artigos e informações para facilitar a vida de quem quer tomar este suplemento.

Oxido Nítrico é uma substancia encontrada em nosso corpo, responsável pela hemodilatação dos vasos sanguíneos, transporte de oxigênio, equilíbrio da glicose, velocidade de contração muscular, produção de energia e crescimento do músculo. A hemodilação é o alargamento do calibre dos vasos sanguíneos dos músculos.

Entendendo a ciência por trás dos suplementos:

Na verdade, o que temos são suplementos que geram óxido nítrico no corpo. O óxido nítrico (fórmula química NO) nada mais é que um gás natural formado de nitrogênio e oxigênio. Sua produção ocorre quando o aminoácido l-arginina é convertido através das enzimas NO-Sintase (c-NOS) e (i-NOS) formando a l-Cirtrulina.

A maioria dos suplementos de óxido nítrico é na realidade precursora deste, fornecem a arginina que reagirá formando este radical.

Pesquisas científicas realizadas com este radical reconheceram o papel do NO como vasodilatador, melhorando o suprimento sanguíneo.
Há ainda análises que indicam a molécula de NO como importante fator na regulação do sistema imune.

Porque usar?

Vamos ao que interessa! Por que usar este suplemento me traz de benefícios?
Como explicado, o NO aumenta a vasodilatação. A vasodilatação das arteríolas da musculatura esquelética durante o exercício aumenta a irrigação sanguínea ao tecido muscular. O que isso significa:

- Aumento do fornecimento de nutrientes e oxigênio aos músculos

- Maior oferta de glicose ao músculo durante as atividades físicas

- Redução da amônia e do lactato no plasma, com conseqüente diminuição da fadiga muscular.

- Recuperação muscular mais rápida.

- Aumento de força

- Bombeamento permanente de sangue nos músculos. Isso faz com que você não perca aquele volume muscular obtido logo após o treino como geralmente ocorre.


Curiosidades sobre o óxido nítrico:

Esta substancia é a chave dos medicamentos utilizados no controle e manutenção da ereção do pênis. Ou seja, o famoso Viagra é a base de Óxido Nítrico. Os suplementos geradores de óxido nítrico foram inventados pelo mesmo cientista que introduziu a creatina no mercado, Ed Byrd.

Sugestão de uso:
Primeiro, dá uma olhadinha no rótulo do produto, siga as instruções contidas nele. Se o suplemento for em cápsula recomenda-se tomar 2 ou 3, de 15 a 30 minutos antes das atividades físicas. Caso seja em pó recomenda-se 1 medidor. Para uma melhor absorção dê preferência a tomá-lo em jejum.

Nenhum comentário: