terça-feira, 9 de julho de 2013

Ciclo menstrual e atividade física

A jovem adolescente ao chegar a sua primeira menarca escuta de sua mãe: Filha, você não pode mais brincar com os meninos, sair correndo de saia e nem subir em árvores... Ah! tem mais, enquanto estiver assim nada de manga com leite, limão e etc. 

Cresce então a mulher com diversos tabus culturais sobre o período menstrual. A grande maioria, nada tem haver com o que cientificamente tem-se demonstrado sobre esse período.

O objetivo desse artigo é elucidar algumas questões do paradigma sobre treinamento de força e período menstrual.

Há muito que o treino de força vem conquistando grande número de mulheres, sendo importante componente do programa para promoção da aptidão física e saúde. Estudos recentes evidenciaram não haver diferença em relação a força nas diferentes fase do ciclo menstrual em testes de força.  Foi relatada uma pequena influência do ciclo mestrual sobre a capacidade de produzir força em membros inferiores. Já para membros superiores, praticamente não houve alterações de carga em nenhuma das fases avaliadas.

Quanto à flexibilidade, algumas mulheres não apresentam nenhuma alteração perceptível na sua capacidade de desempenho em qualquer período do seu ciclo, enquanto outras, no entanto, exibem desempenhos variáveis ao longo do ciclo.

Com isso, concluímos que não existem aspectos negativos sobre o treinamento nas diferentes fases do ciclo menstrual, desta forma, podemos dizer para as meninas: Podem treinar a vontade!!

Nenhum comentário: